segunda-feira, 26 de julho de 2010
A definição do período da viagem
De acordo com o blog Conexão Paris, editado pela brasileira Maria Lina, que vive em Paris desde a década de 1980 (blog que li em sua íntegra e no qual encontrei muitas informações úteis para planejar a viagem), as melhores épocas para se viajar para aquela cidade são a primavera e o outono. Por isso, meu plano inicial era viajar em abril, para pegar a primavera, mas apareceu um concurso para professor na UFMG, em uma área que me interessava, e resolvi deixar de lado o projeto da viagem e encarar o tal concurso, cujas provas estavam previstas para o mês de abril. Foi a minha sorte, pois a data que eu havia definido para viajar era 15 de abril, exatamente o dia em que os aeroportos franceses foram fechados por causa da fumaça daquele vulcão de nome impronunciável. Ou seja, minha tão esperada viagem teria ido para o beleléu (gente, o Word reclama dessa palavra, mas ela existe no Houaiss). Divulgado o resultado do concurso, no qual eu tomei uma senhora bomba (a primeira em minha vida, da qual precisei de um tempinho para me recuperar), retomei os planos e voltei a preparar minha viagem. Decidi que viajaria em setembro, mas Marina, minha filha, que iria para o casamento de uma amiga dela na Alemanha (na cidade de Colônia), no final de agosto, me convenceu (facilmente, pois gosto muito da noiva) a antecipar um pouco a viagem e ir também ao casamento. Outro golpe de sorte: as passagens da TAP, companhia que escolhi, são um pouco mais caras em setembro que em agosto. Resultado: viajamos no dia 14 de agosto e fico em Paris até 15 de setembro. Marina vai ficar as primeiras 3 semanas comigo. Além de uma ida de 3 dias a Colônia (de trem), para o casamento, passaremos outros 3 dias em Londres, para encontrar outra grande amiga da Marina, de quem também gosto muito. Essas pequenas viagens não faziam parte de meu programa original, pois eu só queria ficar em Paris e arredores, mas é uma bela oportunidade de conhecer dois outros locais interessantes e encontrar pessoas muito queridas. E, para aproveitar a passagem da TAP, que inclui obrigatoriamente uma escala em Lisboa, ficarei 5 dias na terrinha (sem custo adicional na passagem) voltando para o Brasil em 20 de setembro. Acho que vai dar para me divertir um bocado, não?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi Xina,
ResponderExcluir- O Houaiss esclarece onde fica o "beleléu"? Ops!, quase que saiu um "exclarece". Se você estivesse aqui, isto não aconteceria. Ainda bem que o Dic deu uma força.
- O nome do vulcão é simples: vulcão Eyjafjallajokul. Minha filha iria preferir se fosse um "vulgato".
- Na Alemanha, você vai ser a intérprete para a Marina? já conferiu como é o "alemão" falado em "Köln" é padrão? Lembre-se que o Antônio Pedro estudou bastante esta lingua antes de ir para lá e ao chegar se deparou com "trocentos" dialetos sem contar os "noitaletos".
Mande notícias de lá.
Leao
Mesmo com o nome do vulcão por escrito, ele continua impronunciável :-)
ResponderExcluirOi Xina, estou muito contente em saber que você vira passar uns dias por aqui. Te envie todos os meus contatos por e-mail. Quem sabe, nao nos vemos em Paris.
ResponderExcluirAbraços.
Henri.
Xina,
ResponderExcluirAgora a desligada de sua prima entendeu quem é a Marina que vai se casar. :)
Sua viagem promete! Com certeza voce não poderia perder as oportunidades de conhecer outros lugares e tenho certeza que voce vai amaaaaaaaaaaaar!!!
Tudo na vida acontece na hora que tem que acontecer!! Agora é a horaaa!!
ResponderExcluirO Blog Conexão Paris é perfeito né!! Tenho certeza que depois de ler tudoo vocês não terão problemas e o passeio vai ser delicioooooso!!!
Ano passado fomos pra lá nessa mesma época...clima agradável pra passear, um pouco de frio a noite (igual aqui), mas dias deliciooooosos, não faz tanto calor!! Ai Xinaaa...me leva???? rsrsrsrss
Tô ansiosa por vcs!!! Bjooooo