Para Colônia, eu comprei a passagem pelo site da SNCF - Société Nationale des Chemins de fer Français, encarregada da exploração comercial dos serviços de transporte ferroviário da França. A compra pode ser feita também no site da empresa Thalys, que é a subsidiária da SNCF que provê o transporte ferroviário entre Paris, Amsterdã, Colônia e Bruxelas. Gente, eu paguei 29 euros, cerca de 70 reais, por trecho/pessoa para ir de um país para o outro. Achei barato demais! O trem é um TGV - Train de Grande Vitesse (trem de grande velocidade) - que vai levar 2h40 para chegar a Colônia. Não deve nem dar para observar a paisagem. Interessante mesmo são os horários que eles informam no bilhete: partida, 06:25; chegada, 09:47. Eu vou conferir para ver se os minutos são respeitados :-)
Efetuada a compra, recebi uma mensagem com um link que permite imprimir os bilhetes. Essa impressão deve ser feita com a melhor qualidade possível, pois o código de barra precisa ficar bem nítido, uma vez que ele é usado na validação do bilhete na estação de embarque. Como eu tenho uma impressorinha a laser, consegui um resultado bastante satisfatório.
Já as passagens para Londres foram compradas no site do Eurostar, serviço de trens de alta-velocidade que liga Londres a Paris, Lille e Bruxelas. O trem atravessa o canal da Mancha passando pelo Eurotúnel. Eu admito que não me sinto muito segura passando em um túnel com um monte de água em cima, mas meu lado engenheiral não pode deixar de ver essa obra incrível da tecnologia. Vocês sabiam que a primeira proposta de construção desse túnel é de 1802 (santa Wikipedia!!!)? E que ele foi construído por duas equipes independentes, uma britânica e outra francesa, cada uma começando de seu país, e as duas partes encontraram-se com menos de 2 cm de erro? É mesmo incrível, não?
O tempo de viagem entre Londres e Paris é de 2h15 e o preço das passagens foi de 60 euros por trecho/pessoa. Caro, se comparado com a passagem para Colônia, mas o túnel, por si só, já é uma atração turística. Recebi também uma mensagem de confirmação da compra, com link para a impressão dos bilhetes. Nesses, o código não é mais de barra, e sim um daqueles quadrados, cujo nome eu esqueci. Aí, a impressão tem que ser a melhor possível, porque eles não usam o código de barras tradicional, e sim aquele quadradinho que tem informação à beça. Ah, tentando descobrir o nome desse código, acabei encontrando essa charge, que achei bem engraçada, por isso estou reproduzindo-a aqui.

Oi Xina!
ResponderExcluirSabe que eu nem tinha reparado que você é meio obsessiva?! rsrsrs Mas estou adorando curtir seus preparativos!!! Boa viagem! Bjs.
Eu também Xina,
ResponderExcluirTodo dia quando acordo fico fazendo as contas de quantos dias faltam para vocês "zarparem".Estou super animada (até parece que vou na tal da mala nova)
claudia