sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Continuando o post anterior

Sabem os restaurantes dos assados da região do Teatro de La Huchette? É bom prestar atenção neles, pois todos oferecem, no almoço, um menu de prato+sobremesa ou entrada+prato por valores entre 10-13 euros. Mas eu não comi lá, pois já eram quase 18h. Dando uma voltinha por ali, achei mais uma igreja interessante, a de Saint-Séverin e lá fui eu fazer algumas fotos.






Eu tinha lido sobre uma pracinha ali perto, onde havia uma estátua de Danton, um dos símbolos da Revolução Francesa, que depois caiu em desgraça e foi guilhotinado. Eu queria fazer um pouco de hora para deixar passar o horário de pico do metrô, aí fui caminhando até lá. A estátua é legal, mas o que me encheu os olhos foi o Teatro Odeon, no fim de uma rua de apenas uma quadra que começa nessa pracinha.




Essa última foto é dos fundos do teatro Odeon, que bati mais tarde, ao sair do jardim de Luxembourg.
Ainda pertinho da praçinha, tem um corredor de lojas e restaurantes, onde fica o restaurante Le Procope, que se apresenta como o mais antigo café de Paris.





Como isso tudo é grudado no Jardim de Luxembourg, resolvi dar uma passada lá. O museu que existe ali está fechado, mas o jardim, por si só, merece ser visitado, e tem várias obras de arte. Fui caminhando para lá e dei de cara com mais uma igreja, essa, sim, famosa, a de Saint Sulpice. Tinha uma portinha na lateral e eu entrei, saindo em uma passagem subterrânea que fotografei rapidamente, pois já estava quase na hora de fechamento da igreja e fiquei com medo de ser trancada lá dentro :-) A igreja também tem um órgão de tubo lindo. Aliás, eu acho órgão de tubo uma coisa maravilhosa, mas já estou começando a ter overdose de órgão de tubo. Todas as igrejas daqui têm um! No Brasil, eles são uma raridade.












Essa pintura e uma outra que fotografei, mas ficou muito escura, são do Delacroix, e adornam a Capela dos Anjos da igreja.


Dali, fui direto para o Jardim de Luxembourg e dei uma olhada bem rápida nele, pois já estava perto da hora de fechar. Sentei um pouquinho em uma dessas poltronas feitas em raízes de árvores e achei bem confortável.







Vejam este monumento. O busto que está em cima é do Delacroix, cujo museu eu visitei na segunda-feira.



O prédio é onde funciona o museu.







Saí de lá e fui pegar o RER, que tinha uma estação bem perto dali, mas ela estava fechada, não sei se por causa da greve ou outro motivo. Mas vejam a vista do lugar: de um lado, os fundos do Odeon, e do outro, simplesmente o Panthéon. Tô falando que Paris tem coisa para ser vista em tudo quanto é canto!


Nessa pracinha, tinha um ponto de ônibus e eu peguei um, para ir até uma estação de metrô. Fui admirando a paisagem até perto do Louvre, onde peguei o metrô para ir para casa. Gente, lata de sardinha é folgada perto desse trem que peguei. Para quem queria fugir do rush... Cheguei em casa já perto das 10h da noite, mortinha de cansada.

3 comentários:

  1. XINA,
    Não entendi bem, afinal quantos??? dias??? você levou para fazer este passeio!!!??? HUM?UM?01?!!! Em caso positivo, você não vai deixar metro quadrado a ser explorado ao fim desta viagem, n'est pas? (VAI DAR PREJUÍZO AO MINISTÉRIO DE TURISMO DA FRANÇA)
    CLAUDIA

    ResponderExcluir
  2. Cláudia, com meu senso de orientação, eu dou um monte de voltas antes de chegar a qualquer lugar, o que torna os passeios muuito mais longos :-)

    ResponderExcluir
  3. XINA, "ficar dando volta" em Paris, é tão chique que tem até nome próprio > Flânerie.

    ResponderExcluir