sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Bagagem

A TAP nos informou que a franquia de bagagem para passageiros com viagem iniciando no Brasil é o equivalente a 2 volumes de 32 kg cada um ( bagagem de porão) e a soma das dimensões (altura X largura X comprimento) não poderá ultrapassar 158 cm. A bagagem de cabine pode ter no máximo 5 kg e a soma das dimensões não poderá ultrapassar 117 cm. A bagagem de mão pode ter um total de 115 cm e peso de 6 kg.
Como minha mala grande já estava bem detonada, resolvi comprar uma nova. Aí pensei: melhor comprar logo duas, colocar uma dentro da outra na ida e usar essa segunda mala para trazer coisas na volta, pois meu consumismo é bastante conhecido. Depois de verificar vários modelos, de marcas diferentes, buscando uma boa relação custo/benefício, comprei duas malas, uma grande e uma média, marca Sestini, na loja Le Postiche do Shopping Del Rey. Como o studio que aluguei tem máquina de lavar, minha intenção era levar poucas roupas, mas já separei tanta coisa para levar que estou achando que não vai dar para seguir o plano inicial. Além dessas duas malas, vou levar uma de mão, bem pequena, com o que for mais emergencial: um conjunto de roupas, material básico de higiene, a roupa e o sapato do casamento (já imaginaram se a mala se extravia e com ela meu lindo vestido?) e outras coisinhas mais. Isso porque, em caso de extravio de bagagem, pelo menos dá para esperar até que ela seja encontrada e devolvida.
A taxa por excesso de bagagem é bastante alta, por isso resolvi seguir uma recomendação que vi em uma matéria sobre viagem publicada na revista Veja (edição 2151, de 10 de fevereiro de 2010, matéria intitulada Classe econômica com um pouco mais de conforto), em que é aconselhado o uso de uma balança de mão para verificar o peso das bagagens. Procuramos em lojas de material de pesca e encontramos balanças manuais com capacidade até 20 kg, mas precisávamos de uma que pesasse até 40 kg. Encontramos também balanças digitais com maior capacidade, mas eram muito caras (~100 reais). A Marina, então, pesquisou na web e encontrou uma balança digital com capacidade de até 40 kg no Mercado Livre, por 24 reais. Comprei, é claro. Vejam que bonitinha.


2 comentários:

  1. Xina,

    controle o seu TOC e leve pouca roupa, ainda mais que você vai poder lavar. Você vai pegar muita liquidação.
    Leve as malas bem cheias, mas de caixas de sapato vazias. As roupas não ficam chacoalhando e depois você traz nestas
    caixas o que pode quebrar.

    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Adriana,

    Ótima sugestão. Já separei umas caixas de sapato :-)

    ResponderExcluir