quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Vacinas

Nenhuma vacina é exigida para quem viaja para a França. Mas, tendo em vista a confusão que vimos no ano passado por causa da gripe H1N1, eu resolvi aproveitar que estava com a minha glicose um pouco alta e me vacinar contra essa gripe na campanha do Ministério da Saúde, que garantia a vacinação de portadores de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Coloquei meu exame de sangue na bolsa e fui para o posto de saúde da minha região. Peguei uma senhora fila, porque havia começado também a vacinação de idosos contra a gripe comum. Na hora de vacinar, me perguntaram em qual grupo de risco eu me encaixava, mas não me pediram comprovante algum de que era mesmo diabética. Achei isso bem interessante, pois aqui no Brasil geralmente é preciso apresentar documento de comprovação de tudo, já que se parte do princípio de que a pessoa mente.
Algum tempo depois, achei meu cartão de vacina contra a febre amarela e vi que eu teria que tomar o reforço em dezembro desse ano. Aí, voltei ao posto a tomei também a vacina, por via das dúvidas, apesar de a França não ser um local de endemia dessa doença, como ocorre com o norte do Brasil e com vários países da África.
Um colega de trabalho (aliás, ex-colega, já que agora estou aposentada), o Eugênio, que esteve na Grécia e em Paris nesse mês de julho, me lembrou da possibilidade de gerar o cartão internacional de vacinação (Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia - CIVP). Como eu disse no início deste post, isso não é necessário, mas resolvi fazer o cartão assim mesmo. Pode-se fazer um pré-cadastro no site da Anvisa, no qual são apresentadas também algumas dicas para viajantes sobre cuidados com a saúde. Depois, é necessário dirigir-se à sede da Anvisa, que fica na Av. Afonso Pena, 2336 - Térreo (prédio da Secretaria Municipal de Saúde), para pegar o cartão. Isso pode ser feito também no posto da Anvisa no Aeroporto de Confins. E eu vi um cartaz no posto de saúde que dizia que pode-se fazer esse cartão também na Funasa, mas me esqueci de anotar o endereço.

2 comentários:

  1. Estou curtindo muito todas as dicas. Será que vou ganhar uma lembrancinha dessa viagem? Vamos aguardar!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Quem sabe um imã de geladeira? :-)

    ResponderExcluir