quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Conhecendo o Opéra Garnier

Eu assisti duas vezes o musical O Fantasma da Ópera, de tanto que gostei. Sem contar diversos filmes em torno do tema. Pois a história se passa no Opéra Garnier, um teatro deslumbrante de Paris. A Marina, que não quer saber de ficar visitando museus e monumentos (o negócio dela é loja de produto de beleza...) escolheu alguns poucos locais para visitar e um deles foi o Opéra, por cujo prédio ela caiu de amores ainda no nosso primeiro passeio por Paris. Assim, na segunda-feira, 23, decidimos almoçar na região do teatro e depois visitar o prédio. Escolhemos, naquela listinha que ela fez, um pequeno restaurante chinês chamado Les Pâtes Vivantes, que serve pratos feitos com uma massa preparada no local, diante dos fregueses. O restaurante fica no 46 da rue du Faubourg Montmartre, quase na esquina com rue La Fayette. Parece que a sopa deles é muito boa, mas optamos por comer um tempurá, de entrada, e macarrão com carne (eu) e com camarão (a Marina). Gente, o prato de macarrão é enorme (e custa apenas 12 euros), mas delicioso, aí comemos tudo assim mesmo :-)





No caminho do restaurante para o Opéra, atravessamos uma das passagens cobertas de Paris. Na aula de francês, a Cláudia, minha colega (e uma das minhas três gurus nessa viagem; as outras são a Sueli, a professora, e a Maria Lina, do Conexão Paris), fez uma apresentação sobre essas passagens, tipicamente parisienses, onde encontramos lojas charmosas e até coisas inusitadas, como um hotel que fica nessa passagem que atravessei, a Jouffroy (10-12, Boulevard Montmartre). Vejam a lojinha de doces que tem lá.


Continuando o trajeto, paramos em uma loja de perfumes voltada para o atendimento de turistas brasileiros (geralmente brasileiras), que já dá descontos de 30% nos preços, aí incluída a détaxe (estrangeiros não precisam pagar alguns impostos sobre produtos, desde que o valor da compra seja superior a 175 euros, em uma mesma loja), que é de 12,5%, o que representa uma boa economia. E foi bem fácil atingir o valor mínimo para obter os descontos :-) Vejam no Conexão Paris o post sobre essa loja, pois vale a pena passar lá.
Depois desse circuito todo, chegamos enfim ao Opéra Garnier. Os ingressos para as visitas são vendidos na parte de trás do teatro. Havia uma fila bem pequena e logo estávamos dentro do prédio, que é de encher os olhos. Nem vou ficar descrevendo, vou deixar que as imagens falem por si. Mas prestem atenção na minha sacolinha de supermercado. É mesmo coisa de poobre :-)
No teatro também tem uma lojinha bem charmosa (os parisienses têm a manha de como explorar turista), com souvenirs ligados ao teatro (meninas do Clube do Boteco: é claro que comprei uma coisinha para vocês!). A Marina adorou os tutus (aquelas sainhas de tule para balé), mas eles são bem carinhos, cerca de 140 euros. E saiu do prédio mais apaixonada do que entrou. É realmente uma maravilha!










3 comentários:

  1. Maravilha de frufrus, La Cure Gourmande também!!! Que bela viagem!!Não percamm À La Mère de Famille
    Cláudia

    ResponderExcluir
  2. Se as fotos são apaixonantes, imagino pessoalmente! Deve ser realmente maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  3. Xina,
    engraçado essa era uma das passages perto do meu hotel e meu caminho da roça da ultima vez. Eu planejei comer doces dessa loja lindinha. Mas ficou para outra.
    Vou anotar esse chines para uma proxima, quem sabe.
    veja so ainda nao visitei a opera Garnier.
    As carinhas de vcs estao lindas, combinando com a cidade.
    abs,

    ResponderExcluir